Páginas

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O nosso tema

O nosso tema baseia-se na descoberta da Madeira segundo uma perspectiva jovem; uma madeira jovem daí o nome do nosso blog ”O lado curtido da ilha”.

Escolhemos este tema porque a maior parte dos jovens madeirenses que conhecemos é da opinião de que na Madeira não se faz nada, que é sempre a mesma coisa todos os dias e que isto é um fim de mundo.

De certeza que tu também já pensaste nisto muitas vezes:”A madeira é um fim do mundo” e não te julgamos pois também isso já nos passou pela cabeça.

Mas a verdade é que há muita coisa que os jovens podem fazer para se divertirem na Madeira e não estamos a referir-nos apenas à noite madeirense. Uma das actividades que vamos explorar bastante ao longo do trabalho são os desportos radicais que se podem praticar na ilha e que são uma óptima diversão para os jovens, e que a maior parte não sabe que determinados desportos podem ser realizados aqui na ilha.

Por exemplo, de certeza que já ouviste falar em canyoning , parapente, mergulho estes são alguns dos desportos que existem por cá e que de certeza que tu ou muitos dos teus amigos nem têm conhecimento disso ou nunca os praticaram.

Neste ano lectivo vamos então aproveitar para ter um ano em grande. Para nos divertirmos e adquirir experiencias que com outro tipo de trabalho não seria possível.

Há muito mais além dos típicos desportos radicais rapel e slide e é isso que te queremos provar com o nosso trabalho.
Se existe um lado curtido da ilha? Sim claro que existe está atento ao nosso blog e vais ver que vais concordar com a nossa opinião e vais passar a valorizar mais a tua ilha.

Área de Projecto

Como todos sabemos, todos os anos, novos alunos do 12º ano deparam-se com uma nova disciplina (é certo que já a tivemos no ciclo, mas isso é outra conversa). Esta disciplina é Área de Projecto.
Professor novo, objectivos definidos: realizar um projecto.

Problema? A escolha do tema.

Escolher um tema é fácil. Desde trabalhar temas relacionados com a saúde (medicina alternativa, alergias, doenças raras…) ou com solidariedade… não requer uma carga de trabalho muito grande ou extrema dedicação. Excelentes trabalhos são feitos com estes temas, não confundamos as coisas. No entanto eles têm o mero objectivo de informar ou de alcançar uma determinada nota na disciplina em questão.

O desenvolvimento, aperfeiçoamento e superação pessoal é esquecido. Os trabalhos não têm qualquer feedback positivo para quem os faz e pouco ou nenhum impacto para quem os vê.