Páginas

sábado, 26 de março de 2011

Área de projecto disciplina do ano terminal do Ensino Secundário onde se pretende desenvolver um conjunto de capacidades e competências que não se confinam ao saber enciclopédico, mas sim uma capacidade de reflexão e compreensão do mundo que nos rodeia, capacidade para tomar decisões, capacidade de adaptação a diferentes situações e contextos, etc.
Neste sentido Educação tem por objectivo, transformar o indivíduo de forma a que ele optimize o seu potencial e não formatar cada um de acordo com um determinado modelo.
Os jovens normalmente são eternos insatisfeitos e têm a tendência para querer mudar o mundo, mas esquecem-se que eles próprios também têm de se transformar.
Nesse sentido, optámos por fazer um trabalho de jovens para jovens, ou seja um trabalho em que nos transformemos e ajudemos outros jovens a transformar-se.
Pensamos que a juventude é uma altura privilegiada para nos sentirmos felizes (muitas vezes entendida como uma altura em que temos mais direitos que responsabilidades), porém para que isso aconteça é necessário que nos sintamos bem connosco próprios, com os outros e com o meio onde nos inserimos (sendo que tudo pode estar interligado).
Ora é próprio do ser humano e dos jovens em particular pensar que o que é de fora é que é bom. No nosso, imaginário, alimentado por filmes e séries televisivas, os jovens dos EUA , Inglaterra, etc, têm outras possibilidades de ser felizes (a galinha do vizinho é sempre melhor que a nossa).
Não pensamos assim, entendemos que a Madeira tem um potencial enorme que normalmente é potenciado para os turistas e negligenciado para os residentes, nomeadamente para os jovens.

Sem comentários:

Enviar um comentário